quinta-feira, 24 de junho de 2010

Feng Shui - harmonização de ambientes

O conceito do Feng Shui (do chinês vento e água) é milenar e tem por objetivo harmonizar a energia vital das pessoas e dos ambientes. Para isso, a decoração de casas, escritórios e vários outros lugares pode ser feita de maneira a favorecer a circulação do ch’i, ou seja, da energia vital. Por isso o nome Feng Shui: a energia que flui como o vento e corre como a água.
De acordo com os preceitos do Feng Shui, a posição da mobília e as cores usadas nas paredes e nos objetos podem contribuir para dar novos ares a sua casa, diminuindo, por exemplo, os níveis de estresse da sua família. Para tanto, é necessário prestar atenção para realizar mudanças visando ao equilíbrio de cada ambiente de seu imóvel. “É necessário considerar o aspecto ou a área da vida na qual a pessoa está com mais dificuldades, este deve ser o ponto de partida para a análise segundo o Feng Shui”, explica a consultora Tina Simão. “A intenção é curar, melhorar aquilo que está mais visível ou mais difícil primeiro”.
Escolas
Como auxílio nessa tarefa, os chineses criaram uma espécie de mapa chamado Ba-guá (veja ao lado), em formato octogonal, no qual cada uma das oito casas corresponde às áreas do Trabalho, dos Relacionamentos, da Espiritualidade, do Sucesso, dos Amigos, da Prosperidade, da Criatividade e da Família; o centro corresponde ao yin/yang e também à saúde da casa e dos moradores. “Trata-se de um mapa usado na Escola de Feng Shui do Chapéu Negro, a mais conhecida e divulgada, também chamada de Escola Intuitiva”, esclarece Tina. O mapa é utilizado como uma espécie de bússola, que norteia os limites da casa de acordo com as oito áreas abordadas.
Segundo Tina Simão, decorar uma casa seguindo os preceitos do Feng Shui pode refletir bons resultados não só em termos estéticos, como também na harmonia do ambiente e no bem-estar de seus moradores. “A harmonização das áreas mais afetadas e, mais tarde, de todo o ambiente resulta na mudança de energia geral, na saúde dos moradores e no aumento da prosperidade e das oportunidades de trabalho e negócios”, revela Tina Simão. Pode-se usar o Feng Shui para buscar uma melhora específica pela decoração e a harmonização dos ambientes.
Opções econômicas

Na cozinha, o verde das plantas associa-se ao
uso da madeira na mesa e no chão
Entretanto, em tempos de dinheiro curto, é preciso ser ponderado na hora de abrir a carteira. A consultora explica que é possível trabalhar com conceitos do Feng Shui em casa, mesmo não dispondo de muito dinheiro para gastar e, o melhor, de forma simples. “Não há necessidade de fazer grandes compras ou jogar todos os móveis fora; na maioria das vezes, a mudança de posição de objetos, plantas e móveis de lugar já proporciona a harmonização”, ensina. A escritora e consultora de Feng Shui Helen Spalter também dá dicas para a organização de ambientes: “Casa limpa é mente limpa. É preciso livrar-se de objetos quebrados, elementos não mais utilizados, cuidar de vazamentos, entupimentos e infiltrações, problemas que geram perdas financeiras”.
Outro ponto fundamental a ser analisado no momento da decoração são as cores. De acordo com o Feng Shui, as cores frias são boas para quartos e locais de relaxamento e oração; as cores quentes são reservadas para os ambientes mais sociais. “Para os quartos de dormir, as melhores cores são o verde e o azul, podendo-se colocar algum detalhe vermelho no quarto do casal para incentivar o romance. Em salas de visitas e de jantar, é preferível o uso de cores quentes, como o amarelo, o laranja e o vermelho. Escritórios ou áreas de estudo pedem a cor amarela, que ativa a mente”, exemplifica Tina Simão.
Os elementos de decoração caseira estão, de alguma forma, ligados aos cinco elementos destacados pelo Feng Shui: a madeira, o metal, a água, a terra e o fogo. “O ideal é a busca de proporção na utilização dos cinco elementos”, pondera Helen Spalter. “A madeira está relacionada à cor verde, às plantas e aos elementos cilíndricos; o metal, aos objetos ovalados, à cor branca, ao aço e ao inox; a água, ao vidro, ao espelho, às fontes de água e ao preto; a terra, aos elementos quadrados e à cor amarela; e o fogo, às velas, ao triângulo e à cor vermelha”, finaliza.

Serviço:
Tina Simão
, consultora especialista em Feng Shui, Reiki, Cromoterapia e Aromaterapia - Tel.: (11) 4238-8619
Helen Spalter, escritora e consultora de Feng Shui – Tel.: (11) 5055-0249

Nenhum comentário:

Postar um comentário